A Copa do Mundo de futebol masculino, um dos acontecimentos esportivos mais assistidos do planeta, começa daqui a exatamente um mês, no dia 14 de junho. Este ano, o país-sede é a Rússia, que há poucos meses comemorou o centenário da Revolução de Outubro de 1917.
Para conhecer mais sobre o país da Copa e acompanhar cada passo da Seleção, o Brasil de Fato fará uma cobertura especial do evento. Com matérias exclusivas e entradas ao vivo na rádio e no Facebook, dois jornalistas vão percorrer a Rússia durante dois meses em uma experiência de reportagem esportiva contra-hegemônica – com ênfase para os aspectos políticos e culturais, dentro e fora dos estádios.
A Rússia é o país com maior área territorial no planeta e tem a nona maior população, com cerca de 150 milhões de habitantes. Além do russo, existem 31 idiomas cooficiais. Durante a Copa, serão doze estádios e onze cidades-sede: Moscou, São Petersburgo, Kazan, Ecaterimburgo, Samara, Rostov, Nizhny Novgorod, Volgogrado, Kaliningrado, Sochi e Saransk.
Embora o país seja conhecido pelas baixas temperaturas, os jogadores e torcedores acostumados com o calor não devem ter problemas. A competição ocorre na época mais quente do ano, entre junho e julho, e é improvável que a temperatura durante os jogos seja inferior a 10º C.
Os 23 jogadores convocados hoje (14) pelo técnico Tite vão se hospedar em Sochi, à beira do mar Negro, e devem percorrer mais de três mil quilômetros para disputar os três jogos da primeira fase do torneio:
Brasil x Suíça
Local: Rostov
Horário: 15 horas (de Brasília)
Brasil x Costa Rica
Local: São Petersburgo
Horário: 9 horas (de Brasília)
Brasil x Sérvia
Local: Moscou
Horário: 15 horas (de Brasília)
Acompanhe a cobertura especial sobre a Copa do Mundo 2018, mergulhe de cabeça na cultura e nos costumes da Rússia e não perca nenhum passo da Seleção Brasileira, rumo ao hexa!
Edição: Diego Sartorato