Um Encontro de Empreendedores LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex), que aconteceu no Espaço Ocitocina, no centro da capital, marcou as atividades do Dia Internacional de Combate a LGBTfobia, no último 17. Também aconteceu uma vigília na Praça Santos Andrade e os manifestantes levaram velas para lembrar as mortes por crimes de ódio e preconceito.
No sábado, dia 19, durante as atividades da Semana de Combate a LGBTfobia, realizada por várias organizações, mais de 30 pessoas participaram de um primeiro encontro que teve como objetivo formar a Rede de Apoio e Fortalecimento aos empreendedores LGBTI.
“O encontro é consequência de um mapeamento feito por um cadastro na internet para identificar negócios e produtos comercializados pela comunidade LGBTI. Desde espaços físicos que prestam algum tipo de serviço à autônomos, como artistas, fotógrafos, chefs e todos aqueles que se reconhecem como empreendedores,” explica Guilherme Jaccon, um dos responsáveis pelo levantamento de dados e a realização do evento.
O mapeamento foi realizado pelas Organizações não governamentais DOM da Terra, Appad, Festa das Excluídas e banda Pitombas do Amor. O principal objetivo, segundo os organizadores, é dar apoio e fortalecer estes empreendedores.
“Nossa ideia a partir deste primeiro encontro é realizar outras atividades de capacitação e reflexão, ” explica Jaccon.
Aos que tiverem interesse em participar, entrar em contato com a ONG Dom da Terra, pelo email: [email protected]