Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

MODA

Como a indústria de cosméticos exclui mulheres de pele negra no Brasil

Grandes marcas ainda não oferecem paletas de cores que atendam à diversidade de peles negras

% buffered00:00
Download
00:00
26.maio.2018 às 14h00
Rio de Janeiro (RJ)
Jaqueline Deister
Lívia Teodoro é feminista e comanda o blog Na Veia da Nêga

Lívia Teodoro é feminista e comanda o blog Na Veia da Nêga - Maquiagem e Foto: Ingrid Lorrane

A maquiagem faz parte da rotina de muitas mulheres que não saem de casa sem pelo menos passar um batom e uma base no rosto. Porém, se maquiar não é uma facilidade que está ao alcance de todas as brasileiras. A maior parte da indústria de cosméticos não desenvolve produtos de beleza que atendam às mulheres negras de pele escura. A segmentação do mercado acaba tendo um impacto negativo numa parcela da população que sempre sofreu com a invisibilidade.  

A limitação da oferta para as peles negras fica evidente quando o assunto é base para o rosto. Por mais que as marcas apresentem uma extensa paleta de cores e tons, há pouca variedade para as peles negras escuras. A base é apenas um exemplo. Lívia Teodoro é blogueira e youtuber e atua com ativismo digital pelas redes do Na Veia da Nêga. A blogueira produz vídeos no seu canal sobre produtos e dicas de beleza que buscam empoderar as mulheres negras. Ela conta que o investimento das grandes marcas de cosméticos não é inclusivo. 

“Nós temos uma série de produtos cosméticos com problemas. O meu maior problema é o protetor solar com cor. Protetor solar com cor é para pessoa de cor de pele branca e no máximo bronzeada, porque eu chego na loja, pego um protetor que está escrito pele morena escura, já é um termo problemático, e aí na esperança do problema estar só no termo, a gente abre a embalagem e é um produto que me deixa cinza porque foi desenvolvido para pele clara. Se eu estou me dispondo a ter um produto com cor para todas as peles, principalmente as brasileira, que a gente sabe que não é um país de natureza caucasiana, como que eu vou fazer um produto que só vale até xis tons e ainda vou chamar de morena escura?”, ressalta Lívia. 

A indústria passou a entender a mulher negra enquanto público consumidor de maquiagem há cerca de quatro anos. Até então, as brasileiras de pele negra precisavam fazer misturas entre os produtos até encontrar o seu tom de pele. Contudo, mesmo existindo mais opções, ainda tem muitas negras que não conseguem encontrar uma maquiagem adequada para a sua pele. 

“Existem peles negras de fundo avermelhado e de fundo amarelado. As marcas entraram num consenso e só produzem para fundo avermelhado e se você tem fundo amarelado tem outro problema. Nós, negras de pele escura, ficamos para trás, à base de misturinhas, porque o produto original, da maioria das marcas, para a gente não funciona”, conta a blogueira. 

PEQUENAS MARCAS 

Enquanto as grandes marcas não investem o quanto deveriam na pluralidade da população brasileira, pequenas marcas vem se consolidando como uma alternativa por oferecer produtos pensados para um público específico. É o caso da Negra Rosa. O empreendimento começou quando a administradora Rosangela da Silva percebeu a dificuldade de acesso que ela mesma tinha para maquiagens. A partir daí, junto com uma amiga, Rosangela pensou em abrir um negócio voltado exclusivamente para as peles negras. 

Hoje a Negra Rosa está presente em 14 estados e trabalha com produtos como sombras, batons e bases. Para Rosangela, ainda não há uma valorização da beleza negra pela indústria de cosméticos. Segundo ela, aumentar a autoestima da mulher negra, acaba sendo uma das principais preocupações de sua marca. 

“Eu gostaria que todos os tons de pele negra fossem incluídos nas propagandas, nos produtos  cosméticos, que não tivesse uma beleza negra padronizada, porque nós somos múltiplas e cada uma tem a sua própria beleza. Queremos ter  todas as belezas na nossa marca, desde a pessoa mais nova, até a com mais idade. Quero que  minha marca seja inclusiva, que tenha uma diversidade e que a gente não crie padrões”, afirma a administradora. 

As mudanças significativas que já foram alcançadas na indústria de cosméticos com relação aos produtos desenvolvidos para peles negras vieram após muita pressão e reclamação dos consumidores com as grandes marcas para que elas  enxergassem e entendessem que o dinheiro de 54% da população brasileira que se autodeclara negra, também compra. 

 

Editado por: Vivian Virissimo
Tags: negra
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

SOLIDARIEDADE

MST doa 25 toneladas de alimentos a cozinhas solidárias e cobra avanços para políticas do campo: ‘Está faltando firmeza’

Legislativo

Proposta de ampliar deputados escancara crise de representatividade no Brasil, aponta cientista político

DITADURA?

Governo Trump ‘está considerando ativamente’ suspender o habeas corpus para deportar imigrantes

Invasão do CNJ

Turma do STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

CONQUISTA INDÍGENA

Reconhecimento do território no Jaraguá, em São Paulo, é resultado de luta antiga dos Guarani, diz liderança

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.