Copa 2018

Cataratas do Iguaçu, passistas e Corcovado: o Brasil aos olhos das crianças russas

Seleções que jogarão em Rostov foram homenageadas por estudantes de escolas públicas da região

Veronica Budyaieva, de 12 anos, reuniu os três elementos em um mesmo desenho
Veronica Budyaieva, de 12 anos, reuniu os três elementos em um mesmo desenho | Crédito: Reprodução

Escolas públicas da região de Rostov, uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol na Rússia, decidiram homenagear os visitantes com um projeto artístico. Crianças e adolescentes de quatro a 16 anos foram estimulados a desenhar imagens que representassem as seleções que jogarão na cidade durante a fase de grupos.

Além de dar as boas-vindas aos turistas, a ideia era refletir sobre os estereótipos de cada país. Os melhores desenhos foram selecionados, ampliados e expostos em parques da região central de Rostov, a cidade fica a 980 km de Moscou.

O Brasil é um dos oito países retratados, ao lado de Islândia, Suíça, Arábia Saudita, Croácia, Uruguai, México e Coreia do Sul.

Os desenhos escolhidos para homenagear o Brasil se limitaram a três elementos: o carnaval, as Cataratas do Iguaçu e a imagem do Corcovado, com o Cristo Redentor no alto da cidade do Rio de Janeiro.

Ekaterina Kovalenko, de 16 anos, apostou em uma passista com as cores da bandeira brasileira. 

Vika Konovalova, de 6 anos, desenhou as Cataratas do Iguaçu, e Anna Sarskician, de 11, pintou a vista aérea do Rio de Janeiro do topo do Corcovado.

Aos 12 anos, a estudante Veronica Budyaieva foi a única a reunir os três elementos mais recorrentes em um mesmo desenho.

Dos oito países retratados pelas crianças de Rostov, o México é o que possui as referências mais diversas. Mesmo assim, é difícil escapar dos estereótipos. Sombreros, pirâmides maias, o mar do Caribe, instrumentos musicais e as famosas pimentas mexicanas estão no imaginário das crianças russas, e aparecem em quase todos os desenhos.

A Seleção Brasileira estreia na Arena Rostov no dia 17 de junho contra a Suíça. Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo na página do Brasil de Fato.

Editado por: Juca Guimaraes

|

Newsletter