O programa deste sábado (09) fala sobre o relatório anual apresentado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) que aponta o registro de mortos em conflitos agrários no Brasil. Segundo o levantamento, a violência no campo cresceu 16,4% em relação a 2016.
Além disso, a edição traz também uma reportagem sobre a situação da Petrobras, que mesmo após a saída de Pedro Parente, mantém a alta descontrolada dos combustíveis.
Ainda sobre violência, o programa fala sobre o aumento do assassinato de lésbicas no Brasil, o lesbocídio. Segundo o Dossiê Sobre Lesbocídio no Brasil, entre 2014 e 2017, 126 lésbicas foram brutalmente assassinadas no país.
Nas notícias regionais, a edição trata do caso de racismo protagonizado por estudantes de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) durante os Jogos Jurídicos que ocorreram no último final de semana na Região Serrana de Petrópolis.
Com relação à mobilidade urbana, o programa traz uma entrevista com o representante da ONG Transporte Ativo, Zé Lobo, que é um dos organizadores do Bicicultura. O evento é um dos maiores encontros de ciclomobilidade no Brasil.
Na coluna Repórter SUS desta semana, Nísia Trindade, presidente da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), fala sobre o corte na saúde para baratear o combustível.
No quadro Momento Agroecológico, o programa fala da importância das sementes crioulas, que são variedades tradicionais, desenvolvidas e adaptadas por agricultores familiares, quilombolas e indígenas.
Nesta semana, a astróloga Ana Lucia traz uma análise sobre o signo de escorpião.
E direto da Rússia, os correspondentes do Brasil de Fato comentam as últimas notícias da Copa do Mundo.
O programa pode ser ouvido pela Rádio Web Brasil de Fato ou no dial, pela Rádio Bandeirantes, 1360 AM, as 8h da manhã. O programa tem reprise aos domingos, no mesmo horário.
Edição: Jaqueline Deister