Nesta terça-feira (19), Francisco Buarque de Holanda, o Chico Buarque, faz aniversário. O músico, dramaturgo, escritor e ator carioca completa 74 anos e acumula uma extensa produção intelectual, cultural e política.
"O meu pai era paulista/ Meu avô, pernambucano/ O meu bisavô, mineiro/ Meu tataravô, baiano/ Meu maestro soberano/ Foi Antonio Brasileiro.”
Seja compondo ou cantando, Chico conseguiu cantar os muitos brasis, com a ajuda de parcerias de diversos cantos do Brasil e do mundo. Muitas destas parcerias já são consagradas, outras não ficaram tão famosas. No dia do aniversário de um dos maiores artistas brasileiros, o Brasil de Fato selecionou cinco parcerias pouco conhecidas e uma que todos conhecem – e amam! Confira:
1. Vinicius Cantuária
Chico Buarque e Vinicius Cantuária, cantor, multi-instrumentista e compositor manauara, tiveram várias produções conjuntas e cantaram ao vivo na Unicamp, em 1987, no Projeto Aquarela!
2. Wilson das Neves
Wilson das Neves, exímio percussionista, se tornou cantor depois dos 60 anos de idade. Um dos nomes mais respeitados do samba, participou de mais de 800 discos com grandes artistas brasileiros. Tocou com Chico por mais de 30 anos. Além da amizade, os artistas também construíram belas parcerias.
3. Mercedes Sosa
O programa Chico & Caetano foi apresentado semanalmente entre os meses abril e dezembro de 1986 pela Rede Globo. Neste período, foram apresentados diversos artistas e arranjos. Mas o que falar desta noite com a musa latino-americana, a argentina Mercedes Sosa, acompanhada por Milton Nascimento, Gal Costa, Caetano Veloso e Chico Buarque?
4. Mart'nália
Em Berlim, Chico fez este dueto com Mart'nália, atriz, cantora, compositora, percussionista e instrumentista brasileira, e homenagearam Geraldo Pereira e Nelson Trigueiro cantando a música Sem compromisso.
5. Dori Caymmi
Dori Caymmi é músico, cantor e compositor brasileiro, filho de Dorival Caymmi e Stella Maris. Ele e Chico tiveram algumas parcerias, principalmente em composições. Fora de Hora foi gravada para o disco "Mundo de dentro" de 2009.
6. MPB-4
Em 1967, Chico Buarque e MPB-4 ficaram em terceiro lugar no III Festival de Música Popular Brasileira com a música Roda Viva. Esta parceria é histórica por sua importância política e cultural, já que a canção fazia crítica à ditadura militar a que o Brasil estava sujeito no período.
Edição: Diego Sartorato