A Seleção Russa está a uma vitória de igualar a melhor campanha da história da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em uma Copa do Mundo. O antigo esquadrão, liderado pelo goleiro Lev Yashin, conquistou um quarto lugar no Mundial de 1966, na Inglaterra.
Desde a abertura para o capitalismo, na década de 1990, a Rússia nunca tinha disputado a fase de mata-matas. O desempenho da atual geração surpreende até os torcedores mais otimistas. Antes da Copa, a equipe chegou a ficar oito meses sem vencer um jogo sequer.
A classificação nos pênaltis sobre a favorita Espanha, nas oitavas-de-final, provocou um delírio coletivo que só o futebol é capaz de proporcionar. Em algumas cidades-sede, foram mais de cinco horas de buzinaço ininterrupto após a defesa do goleiro Akinfeev, que decretou a vitória.
Para seguir fazendo história no Mundial, os anfitriões enfrentam a Croácia, neste sábado, pelas quartas-de-final. Quem vencer, está garantido entre os quatro melhores e encara Suécia ou Inglaterra na fase seguinte.
Edição: Tayguara Ribeiro