A Federação Única dos Petroleiros faz um grande ato nacional de mobilização em defesa da Petrobras, a principal empresa estatal do Brasil. Os trabalhadores, no Paraná, bloquearam as entradas de acesso para a Refinaria Getuĺio Vargas, também chamada de Repar (refinaria do Paraná) e a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (Fafen), em Araucária.
O protesto começou bem no início da manhã. A refinaria Getúlio Vargas tem capacidade para processar 33 mil m³ de petróleo por dia. Já o complexo de produção de fertilizantes tem tem capacidade de produção de 700 mil toneladas de uréia e 475 mil toneladas de amônia por ano.
De acordo com a FUP, o governo golpista do Michel Temer (MDB) trabalha incansavelmente para desvalorizar e inviabilizar a Petrobras com o objetivo de privatizar a empresa. No último ano, por exemplo, o governo autorizou 230 aumentos nos preços dos combustíveis, que foram indexados ao dólar.
Os petroleiros também protestam contra os planos de privatização das refinarias, entre elas a Repar, onde já se nota a precarização nas relações de trabalho com os terceirizados ganhando menos e trabalhando mais.
Confira a transmissão do ato em Curitiba.
Edição: Juca Guimarães