A pequena fruta, que nasce no tronco da árvore, é rica em antioxidantes e vitamina C
Nativa da Mata Atlântica, a jabuticaba é uma fruta que chama atenção por sua forma peculiar de nascer: no tronco da árvore. A jabuticabeira é de fácil adaptação climática e durante a primavera e o verão seu tronco fica lotado com a pequena fruta.
A nutricionista Cibele Holanda Moura explica que a cor vermelha da jabuticaba está relacionada a sua propriedade antioxidante, um de seus principais benefícios. O efeito antioxidante da jabuticaba ajuda a evitar o envelhecimento dos órgãos, combatendo os radicais livres. "Ele [o radical livre] modifica a estrutura saudável da célula, por isso que isso não é legal. A jabuticaba ajuda a combater essa distorção, essa alteração da estrutura celular, por isso que é importante o consumo dela", avalia a nutricionista.
A jabuticaba também é considerada um alimento funcional devido a grande quantidade de vitaminas e minerais como fósforo, ferro, cálcio e principalmente vitamina C. Os benefícios incluem proteção do fígado e do sistema cardiovascular e melhora no desenvolvimento das atividades cerebrais.
Além da fruta, Cibele Holanda explica que há diferentes maneiras de consumir partes da jabuticabeira. "Se você consumir o extrato das folhas, que é vendido manipulado, você consegue uma ação antibactericida. Ela também é antifúngica para alguns fungos como candidíase", afirma a nutricionista. Já o chá feito da casca é indicado para pessoas que sofrem com asma.
No entanto, a nutricionista chama a atenção para a frutose presente na fruta que, em excesso, pode elevar a glicemia. “Falamos muito do carboidrato, que é a farinha mesmo, dos pães, das massas. Mas lembrando que as frutas também possuem um carboidrato, que é a frutose, e o excesso dela também é ruim”, ressalta.
Para aproveitar melhor os benefícios da jabuticaba, procure consumir a fruta durante a primavera e o verão. Além do preço mais atrativo, a fruta preserva de forma mais natural as qualidades nutricionais.
Edição: Júlia Rohden