O novo levantamento do instituto Datafolha, divulgado nesta quinta-feira (4), reforça a tendência de equilíbrio na disputa presidencial entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). O candidato da extrema direita saltou de 32% para 35% no primeiro turno, mas vê o petista diminuir um ponto percentual nas simulações de segundo turno -- o que mantém o empate técnico, nos limites da margem de erro. O terceiro colocado na disputa é Ciro Gomes (PDT), que segue com 11% das intenções de voto, a exemplo da última pesquisa, divulgada na terça (2).
A diferença entre Bolsonaro e Haddad, no primeiro turno, é de 13%. Se o resultado das urnas seguir a tendência do Datafolha, os dois disputariam um segundo turno em 28 de outubro, com 44% das intenções de voto para o candidato do PSL contra 43% do ex-ministro da Educação, apoiado pelo ex-presidente Lula (PT).
Haddad tem 40% de rejeição, cinco pontos percentuais a menos que o adversário -- e um a menos que no último levantamento.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, ouviu 10.930 eleitores em 389 municípios brasileiros entre quarta e quinta-feira.
O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Edição: Daniel Giovanaz