Os principais institutos de pesquisa divulgaram neste sábado (6) as últimas pesquisas de intenção de voto antes do primeiro turno eleitoral desse domingo (7). Segundo os dados, Fernando Haddad, (PT) e Jair Bolsonaro (PSL) disputarão o segundo turno no próximo dia 28 de outubro.
Na pesquisa Datafolha, Jair Bolsonaro aparece com 40% dos votos válidos, tendo oscilado 1% para mais. Haddad manteve o percentual da última sondagem: 25% das intenções de voto.
Em terceiro lugar, Ciro Gomes (PDT) tem 15%, seguido de Geraldo Alckmin (PSDB), com 7% e Marina Silva (Rede), com 3%. O Datafolha entrevistou 19.536 eleitores de 382 municípios entre os dias 5 e 6. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
De acordo com o levantamento do Vox Populi/247, Bolsonaro tem 34% das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad com 27%, Ciro Gomes 11%, Geraldo Alckmin 5% e Marina Silva 2%. Considerando apenas os votos válidos, Bolsonaro e Haddad passariam ao segundo turno com 40% e 31% respectivamente. A pesquisa ouviu dois mil eleitores durante esse sábado, em 121 municípios espalhados pelo país.
Outra pesquisa divulgada neste sábado foi da CNT/MDA (Confederação Nacional dos Transportes). Nesta, Bolsonaro aparece com 42,6% das intenções de votos válidos na pesquisa estimulada e Haddad, com 27,8%. Ciro Gomes registrou 11,5% e Geraldo Alckmin 6,7%, João Amoêdo (Novo) tem 2,7% e Marina Silva 2,6%.
Já segundo o Ibope, Bolsonaro aparece com 41% dos votos válidos, enquanto Haddad se consolida no segundo lugar com 25%. Ciro Gomes tem 11%, Geraldo Alckmin 7% e Marina Silva 3%. A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 6, ouviu 3010 eleitores e tem margem de erro de 2% para mais ou para menos.
Segundo turno
Os institutos de pesquisa também testaram cenários para o segundo turno das eleições. No caso de uma disputa entre Haddad e Bolsonaro, o Datafolha aponta um empate técnico entre os dois. Haddad teria 43% e Bolsonaro 45%.
Ainda segundo o Datafolha, em caso de uma disputa entre Ciro Gomes e Jair Bolsonaro, o candidato do PDT ganharia as eleições com 47%, contra 43% do candidato da extrema direita.
Segundo o levantamento do Vox Populi, na disputa entre Bolsonaro e Haddad, o ex-capitão do exército ganharia as eleições com 52% dos votos válidos, contra 48% do petista. Se disputar com o candidato do PDT, Ciro Gomes perderia as eleições com 49% dos votos válidos, contra 51 de Bolsonaro.
Na sondagem do Ibope, caso Haddad e Bolsonaro se enfrentem no segundo turno, Bolsonaro teria 52% contra 48 % de Haddad. Já Ciro Gomes ganharia as eleições com 52% dos votos, contra 48% do candidato do PSL.
Edição: Daniel Giovanaz