A Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba, ADUFPB, completa 40 anos de existência este ano. Em meio à turbulência que abateu o ensino brasileiro, a comemoração será também um momento de alerta à comunidade acadêmica sobre as ameaças à autonomia universitária e ao exercício docente em sala de aula.
Esses ataques começaram a acontecer em várias partes do país após a vitória do presidente Jair Bolsonaro (PSL), grupos conservadores passaram a intimidar e ameaçar a comunidade acadêmica e a sugerir aos estudantes que realizem perseguição da prática docente, gravando os discursos dos professores e fazendo denúncias.
Em relação a estas ameaças, o presidente da ADUFPB, Cristiano Bonneau, disse que “o Sindicato não admitirá qualquer ameaça à sua liberdade e sua forma de atuação e intensificará o apoio aos seus filiados, em todas as instâncias, na medida em que qualquer ataque contra sua autonomia e liberdade de ensinar ocorrer”.
As orientações dadas pelo presidente do Sindicato Docente da UFPB segue a linha política indicada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, Andes-Seção Nacional, que divulgou uma nota, no dia 29 de outubro, sobre os ataques contra docentes e disse: “é fundamental que os professores/as se mantenham em tranquilidade, não deixando o pânico se espalhar entre nós e que registrem todos os casos de ameaças e procurem imediatamente a sua seção sindical para fazer a denúncia”, orienta. A Andes também convocou toda comunidade acadêmica a se unir de forma ampla em ações conjuntas na defesa das Universidades Públicas, Institutos Federais e CEFET e das liberdades democráticas.
Quanto a isso, a Diretoria da ADUFPB está elaborando uma nota disponibilizando seu setor jurídico a atender denúncias de assédios, ameaças e agressões em sala de aula contra os professores e dará todo o apoio aos docentes, pois a autonomia universitária permite o exercício da livre cátedra. “Os 40 anos da ADUFPB- Seção Sindical do Andes-Sindicato Nacional, marcam a existência de um sindicato de vital importância para o movimento docente e os movimentos sociais na Paraíba. A sua atuação transpassa as fronteiras do estado e tem repercussões nacionais, sendo uma seção sindical reconhecida e respeitada pela sua história e suas posições. É uma história que encontra-se fundida com a própria história dos movimentos sociais da Paraíba. Independente de governos ou partidos, a ADUFPB sempre cumpriu seu papel na Defesa dos Direitos dos Docentes, por uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Além disso, sua matriz plural, de ideologias diversas, constitui no oxigênio que permite aos docentes atuarem na defesa desses direitos fundamentais. A liberdade de cátedra, vital para a qualidade de qualquer instituição de ensino, garante a autonomia da UFPB e a própria liberdade de todos os atores que compõem a comunidade universitária. Mesmo em ondas ou momentos históricos mais totalitários ou de privação destas liberdades de pensamento, a ADUFPB se manteve e continua na defesa dos docentes e de sua livre atuação”, afirmou Cristiano Bonneau, presidente da ADUFPB.
Apesar do clima de tensão e de ameaça à democracia universitária, a cultura estará presente durante toda a programação de aniversário da entidade. Nesta quarta (31), a ADUFPB realizou um arrastão político-cultural pelo Campus I, em João Pessoa, saiu do Centro de Educação e percorreu o CCHLA, CCTA até o Centro de Vivência, onde foi servido um café da manhã ao som das bandas MRV Jazz, Bandavoou e forró do Chá Preto.
E a programação não fica por aí, nesta quarta, no Campus I da UFPB, às 19h, ainda terá a apresentação do Grupo Imburana e, às 20h, show do Grupo Pura Raiz.
Confira abaixo a programação:
31/10 – Quarta-feira (Campus I)
Apresentações culturais
Horários:
19h – Apresentação do Grupo Imburana
20h – Show do grupo Pura Raiz (Samba)
Local: Centro de Vivência
NOVEMBRO
1/11 – Quinta-feira (Campus I)
Bar Aula-Extra
Horário: 18h
Local: Terraço Cultural da ADUPFB
Apresentação musical: Banda Espanta-Cão
5/11 – Segunda-feira (Campus I)
Projeto Realidade Brasileira e UniversidadeTema: Reforma e Crise Política no Brasil
Palestrante convidado: Armando Boito Jr.
Mediadores: Fernando Hermida e Marcelo Sitcovsky
Horário: 18h30
Local: A ser definido
Edição: Cida Alves