Podcast

Tradição dos sabores: os segredos da panela de barro

Conheça os benefícios das peças artesanais de barro e aprenda a fazer moqueca de banana da terra

Ouça o áudio:

Produção da Cerâmica do Morro do Querosene, que além de panelas de barro confecciona copos, pratos e cuias
Produção da Cerâmica do Morro do Querosene, que além de panelas de barro confecciona copos, pratos e cuias - Foto: Eduardo Paiva/ Cerâmica do Morro do Querosene - SP
Conheça os benefícios das peças artesanais de barro e aprenda a fazer moqueca de banana da terra

Antiga conhecida dos povos tradicionais brasileiros, a panela de barro carrega história, cultura, conhecimento e benefícios à saúde. A argila, ou o barro, matéria-prima para a confecção de panelas e outros utensílios, é alcalina e atóxica. 

Diferente das panelas de alumínio, que podem ser nocivas à saúde, as panelas de barro conferem um sabor especial aos alimentos e possuem um cozimento mais lento. "A panela de barro preserva o valor nutricional dos alimentos porque ela promove um cozimento mais lento. Por isso, o feijão na panela de barro parece que tem outro gosto. Esse cozimento lento diminui o consumo de gordura, então não precisa colocar tanta gordura para usar uma panela de barro quando vai refogar um alimento, por exemplo", explica a nutricionista e educadora Etel Matiello.

Cenotécnico e ceramista, Eduardo Paiva fabrica cerâmica no Morro do Querosene (SP) e fala sobre sua predileção pelas panelas de barro e alguns cuidados na confecção: "O segredo das panelas é barro ruim. Se você faz cerâmica de alta qualidade, com argila excelente pra usar no torno e queima em altíssima temperatura, 1300 graus, a chance dela quebrar é grande", diz Eduardo.

"Um arroz integral, uma lentilha, arroz com lentilha, ficam ótimas em panelas de barro. Tem as moquecas feitas na panela de barro que são muito famosas. Principalmente a capixaba, que já é pertinho das paneleiras, lá do Espírito Santo, de Vitória. Tem uma cooperativa muito importante de fabricantes de panelas. Aí já ficou marcado que a moqueca capixaba tem que ser naquela panela", comenta Paiva.

E é justamente no bairro de Goiabeiras, na cidade de Vitória  (ES) que mora Cecília de Jesus Santos, paneleira da Associação das Paneleiras Goiaberas, que mantém viva a tradição há mais de 50 anos:

"Para se fazer uma panela temos um longo processo. Primeiramente os rapazes daqui vão no barreiro pegar o barro, depois traz, limpa o barro, depois coloca aqui nos lugares onde a gente trabalha.  Pra fazer uma panela precisa de tábua, cuia, faca, arco e a pedra que é pra alisar", explica Cecília.  

Cecília fala sobre as comidas que podem ser feitas em suas panelas: bolos, lasanhas, cozidos, mas ressalta um dos pratos mais típicos: a moqueca." A tradição aqui do estado do Espírito Santo é a Moqueca Capixaba, que é feita na panela de barro, mas todos os alimentos ficam gostosos na panela de barro, fica com gosto diferente", diz.

Ficou com água na boca? Então anota a  receita de moqueca de banana da terra.:

Os ingredientes são:

 2 bananas da terra grandes, 2 tomates, 1 cebola, 1 dente alho, 1 maço de coentro, água suficiente para cobrir os ingredientes, azeite, colorau e sal a gosto.

O modo de preparo é simples, basta colocar todos os ingredientes na panela de barro e deixar que eles cozinhem lentamente! 

Edição: Júlia Rohden