Ouça a Rádio BdF

Como fazer seu filho se alimentar melhor?

Nutricionista dá dicas para estimular hábitos saudáveis em crianças

Nos primeiros anos de vida as crianças formam seus hábitos alimentares que as acompanharão na fase adulta. É o que afirma o guia “Saúde da criança: nutrição infantil”, feito pelo Ministério da Saúde, alertando que oferecer alimentos com açúcar ou com grandes quantidades de energia pode fazer a criança se desinteressar por opções saudáveis.

As crianças devem ser estimuladas desde cedo a experimentar. A partir dos seis meses, pode conhecer novos sabores, cores, aromas e texturas. De acordo com o documento, a família deve introduzir alimentos naturais, de forma lenta e gradual, e mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais. O ideal é começar com comidas mais espessas e pastosas, como papinhas ou purês, para aos poucos aumentar a consistência 

A nutricionista Ana Paula Ferreira afirma que para criar hábitos saudáveis na alimentação desde cedo é importante usar a curiosidade natural das crianças a favor. “Quando são bebes ainda, aprendendo a comer, seria interessante dar alimento cozido, como brócolis, por exemplo. Eles vão mordendo, largando, jogando no chão. E isto tudo é lúdico e ajuda a desenvolver aprendizados em relação a este alimento”, avalia.

Prato colorido

A nutricionista ressalta que é importante diminuir o consumo de alimentos industrializados e trazer para a mesa comidas mais naturais, livres de conservantes ou corantes e ricas em nutrientes. Ela indica optar por pratos coloridos que contemplem diferentes tipos de alimento. "Muitas crianças tem resistência aos alimentos coloridos, então uma boa saída é colocar pelo menos um alimento com outra cor, além do arroz e feijão que são importantes fontes de energia, proteínas e aminoácidos”, diz Ana Paula Ferreira. 

Outra forma de melhorar a alimentação é envolvendo as crianças nos preparos das refeições. Ferreira dá a dica que fazer uma salada de frutas simples e aproveitar de forma lúdica, cheirando e observando cada fruta, antes de misturar às outras. 

Veja mais