O peixinho também é conhecido como orelha de coelho e lambari-da-horta
O peixinho é uma PANC, sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. Essas plantas crescem em lugares, como calçadas e jardins, e até são cultivadas, mas pouca gente consome, justamente por não saber que elas são comestíveis.
O peixinho é bastante usado na medicina popular para acalmar a tosse e irritações. É bem comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, porém, ainda é pouco utilizada na alimentação.
Pensando nisso, o Brasil de Fato traz uma receita que leva a planta como seu principal ingrediente. O cozinheiro, educador e jornalista, Guilherme Petro ensina a fazer peixinho empanado sem utilizar ovos.
Imagem: Camila Rosa
Ingredientes:
Plantas peixinho
Amido de milho
Sal
Farinha de rosca
Azeite ou óleo
Temperos a gosto
Passo a passo
Faça uma mistura de água, amido de milho e sal até ficar um líquido espesso, mas não tão espesso a ponto de pesar nas folhas, só o suficiente para umedecê-las para poder colar a farinha de rosca.
Depois de fazer o líquido, basta colocar as folhas lavadas e secas na farinha de rosca, que pode ser temperada com sal, especiarias, pimentas, páprica, açafrão, o que você tiver em casa.
Depois, é só fritar no óleo ou no azeite raso até dourarem e colocar para secar no papel toalha.
A receita é bem simples e fica uma delícia e pode ser utilizada como acompanhamento ou servir de petiscos, que ficam deliciosos.
Edição: Michele Carvalho