O atual comandante da Polícia Militar Ambiental do estado de São Paulo, coronel Homero de Giorge Cerqueira, foi indicado para assumir a presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Cerqueira vai substituir Adalberto Eberhard, que pediu exoneração do cargo "por motivos pessoais" na última segunda-feira (15). Dois dias antes, no sábado (13), ele havia participado de uma agenda em Tavares (RS) ao lado de Salles. Na ocasião, diante de representantes do agronegócio local, o ministro ameaçou investigar agentes do órgão ambiental e determinou abertura de processo administrativo contra servidores que não estavam no evento.
O ministro já solicitou a liberação do coronel ao secretário de Segurança Pública paulista. Cerqueira chefia o policiamento ambiental de São Paulo desde julho de 2018, e já chefiou outras unidades da PM paulista, como a Casa Militar e a Escola Superior de Soldados e de Sargentos.
O ICMBio é responsável por gerenciar unidades de conservação federal, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade brasileira.
Edição: Aline Carrijo