PROTESTOS

Estudantes de IFs de Sousa e Cabedelo fazem protestos contra corte de verbas

Bloqueios em ambas as cidades foram nas Rodovias Federais

No audio source provided.
Estudantes de Sousa bloqueiam BR 230
Estudantes de Sousa bloqueiam BR 230 | Crédito: Foto: Arquivo/autoral

Cerca de 400 pessoas, dentre estudantes, professores e funcionários do ensino técnico e superior da UFCG e IFPB de Sousa, se uniram na manhã desta terça-feira (07) para realizar bloqueio na BR-230, na saída da cidade para o município de Cajazeiras,  sertão do estado, em protesto contra as medidas do governo federal que estabeleceu corte de recursos para as universidades de todo o país. O corte anunciado pelo governo federal vai gerar uma redução de 30% no orçamentos das instituições federais, correspondendo a cerca de R$ 90 milhões bloqueados nas universidades e IFs do estado.Estudantes de Sousa bloqueiam BR-230 Foto: Autoral

O protesto de Sousa faz parte de uma onda de manifestações em todo o Brasil diante da revolta de alunos, professores e servidores do ensino superior e técnico, contra o corte anunciados pelo MEC, prejudicando as atividades acadêmicas e técnicas no país.
Segundo os organizadores, a manifestação na BR durou cerca de duas horas, nas quais os estudantes liberavam para os carros passarem a cada 15 minutos. Por volta das 9h da manhã, com faixas, cartazes e carro de som, o grupo seguiu em caminhada para o centro da cidade, cantando, executando palavras de ordem e revezando nas falas. Estavam presente militantes da Frente Brasil Popular, juventude do PCB, do PT além dos sindicatos da categoria. Segundo eles, amanhã (8) à noite haverá uma reunião coletiva dos movimentos com os estudantes para construírem um calendário, culminando no 15 de maio, onde haverá uma paralisação nacional.
IFPB de Cabedelo também fecha a BR
Estudantes do IFPB de Cabedelo bloqueiam BR  Foto: Autoral
Estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cabedelo, na Grande João Pessoa, também realizaram na manhã desta terça-feira (7) um protesto contra o corte de recursos para a Educação, anunciado pelo Governo Federal.

Em dois dias, segunda e terça-feira (6 e 7), foram registradas mobilizações nos campi de João Pessoa, Patos, Monteiro, Picuí, Cabedelo e Sousa.

Editado por: Cida Alves

|

Newsletter