A ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner informou neste sábado (18) que será candidata a vice-presidente na chapa encabeçada por Alberto Fernández, do Partido Justicialista (PJ), nas eleições presidenciais. O anúncio surpresa foi feito pelas redes sociais da ex-mandatária.
Advogado, Fernández foi chefe de gabinete durante a presidência de Nestor Kirchner entre 2003 e 2007. A disputa acontece no dia 27 de outubro.
No vídeo publicado nas redes sociais, Cristina afirma que está "convencida que esta é a melhor fórmula" para unir os mais amplos setores políticos e sociais. "A expectativa e a ambição pessoal têm que estar subordinadas ao interesse geral", declarou.
O atual presidente, Maurício Macri, vai tentar a reeleição no pleito. Mas o candidato da direita enfrenta pressão por causa da crise econômica e aumento da inflação no país sob sua gestão.
A decisão foi tida como surpresa. Cristina era cotada como principal oponente de Macri e aparecia na liderança das pesquisas de intenção de voto.
“Pedi a Alberto Fernández que encabeçasse a fórmula que vamos integrar: ele como candidato a presidente e eu como vice-candidata para participarmos das próximas eleições primárias, abertas, simultâneas e obrigatórias”, anunciou Cristina, que é senadora atualmente. “A situação do povo e do país é dramática."
Cristina Kirchner foi presidenta da Argentina entre 2007 e 2015.
Os partidos têm até o dia 22 de junho para apresentar formalmente a listas de candidatos.
Edição: Guilherme Henrique