A cidade de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, com 1,3 milhão de habitantes e um dos cinco maiores PIBs do Estado, sedia pela primeira vez, a partir deste sábado (15), o Curso de Realidade Brasileira (CRB) na sede dos sindicato dos bancários, organizado pelo MST , Consulta Popular e a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF).
Em 2019, o curso completa 18 anos apresentando a obra de grande pensadores brasileiros e analisando os pontos de tensões da economia e da política nacional. A primeira turma foi em Juiz de Fora (MG), em 2001.
“A partir dos pensadores, o curso ajuda a interpretar a realidade brasileira, que neste momento está necessitando de uma análise mais profunda para que possamos fortalecer a organização da classe trabalhadora”, disse Rosana Fernandes, da coordenação política e pedagógica da ENFF.
Entre os pensadores analisadas no curso estão Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Celso Furtado e Paulo Freire.
O curso gratuito tem 60 vagas, já preenchidas. A abertura terá uma palestra do Gilmar Mauro, da coordenação nacional do MST. As aulas vão até setembro.
O CRB em Guarulhos tem o apoio da Apeoesp, Frente Povo Sem Medo, MTST, Grupo TEIA (Trama de Educadores Independentes em Ação), Fundação Perseu Abramo, Sindicato dos Bancários, CA Nísia Floresta – UNG (Centro Acadêmico do curso de Serviço Social – UNG), Diretório Municipal do PT, mandato do deputado federal Alencar Santana e mandatos dos vereadores Genilda, Brinquinho, e Edmilson.