O Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebe durante o mês de julho o espetáculo "Nó", um mergulho poético, cênico e experiencial nas manifestações ritualísticas de matrizes afro-brasileiras, tendo como enfoque elementos de rito ligados a Umbanda e a Macumba. O espetáculo acontece às quartas-feiras de julho (10,17, 24 e 31), às 19h. Os ingressos a R$20 (inteira) e R$10 (meia). Classificação: 16 anos
Na obra, a plateia encontrará um roteiro cênico que parte dos elementos ritualísticos presentes nessas religiões, como o altar, a comida, a bebida, a vela, a relação física, e os pontos entoados. “Esses elementos que o público verá, estão ali ligados ao ritual, mas é importante esclarecer que é teatro, fruto de um processo de pesquisa. Não há transe ou incorporação, trata-se de uma encenação. A gente não entra no rito religioso, a gente entra no rito cênico”, ressalta o ator, Edivaldo Batista.
Além da riqueza artística no tema, a produção independente também assume a importância da discussão sobre intolerância religiosa, ao cenicamente desconstruir o arquétipo desses lugares como “demonizados”. Com isso, o grupo de atores acredita fortalecer uma prática de permanência religiosa que guarda saberes ancestrais e que preservam elementos fundantes da cultura brasileira.
SERVIÇO:
NÓ
Quartas de Julho (10, 17, 24, 31)
Teatro Dragão do Mar
Às 19hs
Ingressos: $20 (inteira) | $10 (meia)
Capacidade: 80 lugares (plateia em cima do palco)
Classificação: 16 anos
Edição: Monyse Ravena