Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (22) mostra 58% da população brasileira não consegue lembrar de algo que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tenha feito de positivo em seis meses de governo. Destes, 39% são categóricos ao afirmar que ele não fez "nada". Os demais 19% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada em 4 e 5 de julho com 2.086 pessoas de 130 cidades. Segundo o instituto, para esta pergunta não foram apresentadas alternativas aos entrevistados. As respostas são espontâneas.
O “nada” é maior entre mulheres (45%), ensino fundamental (45%), negros (46%), Nordeste (47%) e religiões de matriz afro (52%). Entre os que votaram em Bolsonaro no segundo turno, 17% também disseram que ele não fez nada.
Entre os que conseguiram citar algo de positivo, 8% falaram em “segurança”, 7% em “previdência” e 4% em “fim da corrupção”.
A pesquisa também quis saber o que Bolsonaro fez de pior. Em primeiro lugar aparecem as medidas para o armamento da população, com 21% de rejeição, seguidas da reforma da Previdência (12%) e da “imagem pública” (9%).
A “imagem”, segundo o instituto, inclui falas desnecessárias, uso de palavras ofensivas, postura em relação aos filhos e articulação política.
A pesquisa é a mesma que avaliou o governo Bolsonaro no começo do mês, quando 61% dos entrevistados disseram que ele estava abaixo das expectativas. O levantamento também mostrou que o governo é considerado ruim ou péssimo por 1/3 dos brasileiros, pior índice desde Collor de Mello, em 1990.
Edição: João Paulo Soares