Com o aumento do número de pessoas com sarampo no país, e após um homem ser diagnosticado em Natal, após 19 anos de erradicação da doença, a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) voltou a dar atenção para evitar novos casos. O órgão recomenda que pais de crianças com seis a onze meses de idade imunizem seus filhos, com a vacina Tríplice Viral, ao menos 15 dias antes de viajarem para estados com casos confirmados de Sarampo.
A indicação é que as crianças sejam vacinadas antes de viajar para os estados de São Paulo (SP), Bahia (BA), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), Amazonas (AM), Sergipe (SE), Roraima (RR), Paraná (PR) e Santa Catarina (SC), que já apresentaram casos confirmados de sarampo.
Em nota, a Sesap diz que: “Embora o calendário vacinal recomende a primeira dose da vacina Tríplice Viral aos 12 meses de idade, o cenário atual exige que a dose seja aplicada nas crianças de 06 a 11 meses que sairão do estado, a fim de protegê-las e minimizar os impactos da doença na saúde dessas crianças, haja vistas que há circulação do vírus no país”.
Edição: Marcos Barbosa