Acontecerá dia 18 de setembro uma discussão sobre a Reforma da Previdência e o programa Future-se. A atividade, que é uma iniciativa da Consulta Popular, será realizada na Associação dos Docentes da UFC (ADUFC) às 18 horas. A advogada e professora Martir Silva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e Nathália Aguiar da União Nacional dos Estudantes (UNE) irão debater sobre os impactos dessas medidas para o país.
O programa Future-se sofre críticas de sindicatos e movimentos ligados à educação, no Ceará foi rejeitado por unanimidade pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri em uma votação acontecida em agosto. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) já acontece uma mobilização contra a adoção do programa pela instituição. A Reforma da previdência está prevista para ter votação iniciado no Senado no dia 24 de setembro.
A ABJD é uma associação civil sem fins lucrativos, criada em maio de 2018, como desdobramento da organização dos juristas contrários ao golpe de 2016. A organização tem caráter nacional e capilaridade em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e representa cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal.
Edição: Monyse Ravena