A Organização das Nações Unidas (ONU) excluiu o Brasil da cúpula do clima que acontece na próxima segunda-feira (23), véspera da abertura da Assembleia Geral do organismo.
A informação é da jornalista Ana Carolina Amaral, do blog Ambiência. “O Brasil não apresentou nenhum plano para aumentar o compromisso com o clima”, disse Luis Alfonso de Alba, da secretaria-geral da ONU.
A ONU pediu aos países que enviassem um plano para aumentar seus compromissos climáticos e fez a seleção de quem participará de acordo com os documentos recebidos.
Segundo ol blog, também devem ser vetados Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão, Austrália e Coreia do Sul.
A lista final de discursos tem 63 países e deve ser divulgada ainda nesta quarta (18).
A cúpula foi convocada pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, com o objetivo justamente de aumentar os compromissos dos país em relação às mudanças climáticas – já que as condições acordadas no Acordo de Paris, em 2015, não seriam mais suficientes para manter o aquecimento global em níveis considerados aceitáveis.
As metas devem ser revistas entre 2020 e 2023, mas episódios como o das queimadas na Amazônia levaram à antecipação do debate para a COP-25, que acontecerá em dezembro no Chile.
O Brasil sediaria a conferência, mas Jair Bolsonaro, antes mesmo de tomar posse, em novembro do ano passado., comunicou à ONU a desistência do país.
Edição: João Paulo Soares