A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está com consulta pública aberta para definir as regras de rotulagem dos alimentos.
A população pode contribuir com sugestões até o dia 6 de novembro, por meio de um formulário disponível no site da Anvisa.
Entre os itens propostos pela agência, está a orientação que os fabricantes tornem mais legíveis os dados nutricionais dos produtos. Além disso, a instituição também propõe um rótulo frontal para os alimentos com alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada ou sódio, com fontes maiores e com um desenho de uma lupa para chamar atenção para as informações.
Esses ingredientes estão associados a algumas das principais doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão. A Anvisa estabelecerá o que será considerado como “alto teor”.
Além disso, as informações nutricionais devem ser padronizadas em 100 gramas (g) ou 100 mililitros (ml). O fabricante também deverá incluir o número de porções por embalagem do produto.
Atualmente, há 44 processos de consulta pública em aberto na Anvisa.
Edição: Michele Carvalho