No dia 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor e o Programa Brasil de Fato desta terça-feira (15) traz uma reportagem especial sobre a profissão no Brasil.
Por dia, 111 professores da rede estadual de São Paulo foram afastados por transtornos mentais ou comportamentais. O ano de 2019 já soma 27 mil licenças médicas por esses motivos até o mês de agosto.
O professor Alexandre de Mattos, morador do Grajaú, está afastado das salas de aula pela perícia médica devido a um transtorno de ansiedade. “Acho que o barulho é o principal fator que deixa qualquer pessoa desestabilizada dentro de uma sala de aula. Porque são muitos decibéis, acima do nível aceitável. Muitas vezes, a gente tem que gritar, bater na mesa, brigar com os alunos”, descreve.
Ouça também as notícias sobre a Fundação Nacional do Índio (Funai). Após combater mineração ilegal em terras indígenas, o coordenador do órgão foi demitido. A exoneração do indigenista Bruno Pereira acontece em um momento crítico, porque o presidente Jair Bolsonaro deve apresentar projeto para liberar garimpos em terras ocupadas por índios.
Pereira diz que não foi informado sobre o motivo da demissão.“Nos últimos dois meses atuamos pesado junto com outras instituições contra o garimpo, fazendo inutilização de garimpo, destruindo garimpo. Fizemos, agora em setembro, a maior destruição de garimpo do ano, em região de índios isolados. A última operação de combate à mineração foi na reserva Yanomami, onde destruímos garimpos. Cheguei à tarde e recebi minha exoneração.”
E no quadro Comentário Esportivo, atos racistas marcaram o jogo entre Inglaterra e Bulgária, em duelo válido pelas eliminatórias da Eurocopa.
Confira
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
Edição: Michele Carvalho