No dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e o Programa Brasil de Fato desta quarta-feira (16) traz reportagens associadas ao tema.
Você ouve uma entrevista com a nutricionista Fernanda Rodrigues sobre os hambúrgueres vegetais, que prometem ser uma solução para a diminuição do impacto ambiental do consumo excessivo de alimentos de origem animal. Apesar de parecerem mais saudáveis, a nutricionista explica que não é tão proveitoso ingerir este tipo de alimento.
“Esses hambúrgueres são construídos com produtos químicos que não fazem bem à saúde, como realçadores de sabor, muitas vezes excesso de sódio, para ficar mais gostoso, e outros aditivos. Além disso, esses hambúrgueres também tem excesso de gorduras saturadas e trans. A longo prazo, essa gordura é prejudicial para a nossa saúde, principalmente para o coração”, explica a nutricionista.
O quadro Alimento é Saúde traz uma reportagem que conta a história de Édrian Santos, maranhense que mora em São Paulo, e Talal Al Tinawi, chef de cozinha e imigrante sírio.
Comer é um ato social, que vai para além das necessidades básicas de nutrição. Junto do prazer em ingerir um alimento saboroso, está também a alegria de compartilhar os momentos que o ato de se sentar à mesa nos proporciona.
“Eu acho que o cheiro de comida que me lembra bastante de casa, que era muito comum, era de peixe seco, que a gente chama lá. Temperava esse peixe com sal e colocava pra secar. Ele secava e aí as pessoas consumiam o peixe assado, frito, cozido, enfim. E por ser peixe seco, ele deixa um cheiro muito forte. Meu pai gostava muito disso e lá em casa, isso era um cheiro muito marcante”, comenta Édrian.
E no quadro Comentário Esportivo, confira os destaques da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Tem jogo do líder Flamengo, no Ceará, e duelo entre Palmeiras e Chapecoense em São Paulo.
Confira
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
Edição: Michele Carvalho