O Programa Brasil de Fato desta quinta-feira (17) destaca a situação da Educação no país. Das 63 universidades federais que se reuniram para analisar a proposta do governo Jair Bolsonaro, 43 fizeram críticas ao projeto Future-se. A rejeição mais forte é na região sudeste, onde 19 universidades se posicionaram contra o programa. Nas regiões Sul e Nordeste, a rejeição também foi grande com 11 e 12 manifestações, respectivamente.
Lançado em 17 de julho, o Future-se propõe um “novo modelo de financiamento” do ensino superior no Brasil, com “maior autonomia financeira às universidades e institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos próprios e ao empreendedorismo”.
De acordo com Iago Montalvão, o projeto promove uma espécie de terceirização da gestão e do financiamento das instituições. “Ele propõe que uma Organização Social faça a gestão de recursos advindos das empresas e fundos para suplementar o financiamento da universidade. Em um momento de queda do financiamento público, cria-se um objeto paralelo de administração para atender aos interesses desses investidores do mercado privado”, comenta.
Ouça também a entrevista com Walter Garcia, professor do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP). Em comemoração ao Dia da Música Popular Brasileira (MPB), Walter fala um pouco sobre a situação atual do gênero no Brasil.
“O problema não é que existe uma ameaça à cultura nesse governo autoritário, mas sim a determinadas práticas culturais. E isso é muito perigoso, quando uma cultura só se afirma de forma monolítica, a verdade, a cultura certa, como se o resto devesse morrer ou deixar de existir. Não existe música popular brasileira, existem músicas populares brasileiras, no plural”, destaca o professor.
E no quadro Comentário Esportivo, o repórter Luiz Ferreira fala sobre as vitórias de Flamengo e Palmeiras na 26ª rodada do Brasileirão.
Confira
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br.
Edição: Michele Carvalho