Em meio a maior crise política, pós-ditadura, do Chile, o presidente Sebastian Piñera pediu que todos os ministros entreguem os cargos para que seja formada uma nova equipe de governo que “represente a mudança e lidere os novos tempos”. A declaração foi feita durante um discurso na sede do governo, em Santiago. O trecho mais contundente da fala foi reproduzido na conta oficial do presidente no Twitter.
“Escutamos e compreendemos a mensagem dos chilenos”, diz um trecho da postagem.
O povo chileno está tomando as ruas em grandes protestos contra o governo Piñera. As manifestações começaram há oito dias, após o anúncio de um aumento de cerca de 20 centavos nas passagens de metrô. Mesmo com o governo recuando das medidas, os atos só aumentaram.
Os alvos das reclamações passaram a ser o alto preço dos serviços básicos, de modo geral, privatizados, e a violência policial – um dos legados da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).
Segundo o site chileno La Tercera, a troca da equipe de governo deve ser rápida. O novo ministério deve ser anunciado no domingo (27) ou na segunda-feira (28).
Piñera é um empreiteiro multimilionário e tomou posse em março de 2018, após vencer as eleições em uma coligação de centro-direita.
Edição: Michele Carvalho