Braz Rodrigues Nogueira, ex-diretor da Escola Municipal Campos Salles, na periferia de São Paulo (SP), é considerado o principal responsável por transformar a comunidade de Heliópolis em "Bairro Educador". O educador fortaleceu laços entre a escola e a comunidade e apostou em um novo tipo de relação entre estudantes e professores, pautada pelo diálogo que caracterizou pedagogias como a de Paulo Freire.
Em entrevista ao Brasil de Fato, Nogueira, que se aposentou da carreira escolar e hoje integra o conselho da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), explica como colaborou para transformar a realidade local.
“Se a gente tem uma proximidade pela humanidade que está presente em cada um, a gente pode discutir qualquer coisa, a gente pode fazer nascer o verdadeiro diálogo, que muda completamente a história das pessoas”, analisa.
Nogueira também comenta os cortes de recursos nas universidades federais e o cerco militar ao ensino fundamental e médio, marcas do governo Bolsonaro. Embora preocupado, ele pondera: “A educação sempre foi ameaçada”.
Confira os melhores momentos da entrevista:
Edição: Daniel Giovanaz