Atentado

Ao menos 90 pessoas morrem e 90 ficam feridos em atentado a bomba na Somália

Explosão de carro bomba aconteceu na capital Mogadíscio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ao menos 90 pessoas morreram e 90 ficaram feridas após uma uma explosão de carro-bomba neste sábado em Mogadíscio, capital da Somália O atentado foi atribuído ao grupo Al Shabaab, filiado à Al Qaeda. O mesmo grupo assumiu a autoria de um atentado com armas de fogo e granadas contra um hotel próximo ao palácio presidencial que deixou 11 mortos no início do mês. 

A explosão aconteceu em uma área movimentada de Mogadíscio e com tráfego intenso. Omar Mohamud, prefeito de Mogadíscio afirmou que o o total de feridos ainda pode aumentar. 

Histórico

O grupo Al Shabaab foi fundado em 2004 e promove há mais de dez anos um levante contra o governo da Somália. Desde 2010 o Al Shabaab declara fidelidade à Al Qaeda. Em 2011 o grupo foi expulso da capital Mogadíscio por tropas da União Africana (UA), mas ainda controla grandes áreas rurais do país e realiza ataques constantes à capital.  Desde 2015 o grupo Al Shabaab realizou 13 atentados com carros-bomba com mortos na Somália, ao menos 11 aconteceram na capital Mogadíscio. O maior ataque da Somália aconteceu em 2017, quando um caminhão-bomba deixou 512 mortos e pelo menos 300 feridos na capital do país. 

 

Edição: Marina Selerges