A fala de Lula marca a abertura do 7º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, que ocorre entre os dias 22 e 24 de novembro, na Casa de Portugal, em São Paulo. O evento não é aberto ao público.
Em entrevista aos jornalistas Fernando Morais, Aline Piva e Ana Roxo, do blog Nocaute – a primeira desde que deixou a prisão, em 8 de novembro –, Lula afirmou que não sabe por quanto tempo poderá circular livremente. Mas enquanto puder, fará viagens pelo Brasil. “É o que eu sei fazer: discutir política com esse povo e levantar a moral da tropa. A tropa está com a moral muito baixa”, disse.
O petista também estará presente nos três dias de Congresso, na Casa Portugal, no bairro Liberdade. O evento tem como objetivo discutir os caminho para a esquerda brasileira enfrentar a crise democrática e econômica, além de debater teses e realizar as eleições internas para o Diretório Nacional do partido. Segundo o partido, o congresso, que contará com 800 delegados, é o maior em termos de participação de militância.
O ato de abertura também pode ser acompanhado de telões instalados do lado de fora da Quadra dos Bancários, na rua Tabatinguera, 192.