O Programa Brasil de Fato desta sexta-feira (03) traz notícias sobre a educação no governo Bolsonaro. O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou um corte de 30% na verba para todas as instituições federais. Antes, apenas as universidades de Brasília (UnB), da Bahia (UFBA) e a Fluminense (UFF) passariam pelo corte.
De acordo com Weintraub, os motivos para o orçamento bloqueado seriam por "balbúrdia” e baixo desempenho acadêmico.
Além disso, Jair Bolsonaro anunciou recentemente que seu governo pretende descentralizar o investimento nas faculdades de Filosofia e Sociologia do país.
O Brasil de Fato entrevistou Andressa Pellanda, Coordenadora Executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. De acordo com ela, a medida tomada, em ambos os casos, é absurda. “Nós podemos considerar absolutamente inconstitucional e um total absurdo que haja um corte de verbas para universidades por conta de uma questão que ele [Abraham Weintraub] determina como ideológica, ou, enfim, como balbúrdia, que nem conceituar a terminologia se deu ao trabalho”.
Você ouve também uma reportagem especial sobre o geógrafo Milton Santos, que completaria 93 anos nesta sexta-feira (03). Responsável por desenvolver novas compreensões de conceitos como espaço geográfico, lugar, paisagem e região, Santos defendeu que o uso de um território é político e deve ser estudado para entender as sociedades.
Ouça ainda as atualizações sobre a situação política na Venezuela com a correspondente Michelle De Mello, direto de Caracas.
Confira
O Programa Brasil de Fato é veiculado ao vivo na Rádio Terra HD 95,3 FM, na Rádio Brasil Atual 102,7 FM e na Rádio Super 87,5 FM, das 12h às 13h.
Você também pode ouvir os nossos conteúdos pelo site: radio.brasildefato.com.br ou pelo aplicativo do Brasil de Fato, disponível na Google Play.