Será realizada nesta sexta-feira (30), em Crateús, a mesa de debate "A questão mineral no Brasil: saqueio e impactos socioambientias nos territórios", com lançamento do livro Dicionário Crítico da Mineração. A atividade, que acontecerá às 18 horas na sala 8 do Campus da UFC-Crateús é realizada pelo Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O dicionário foi organizado pelo MAM, num esforço coletivo que durou quase três anos, envolvendo 17 pesquisadores de diferentes universidades do Brasil. O dicionário organiza, em centenas de verbetes, informações de forma didática sobre as diferentes áreas que envolvem a mineração: geologia, licenciamento ambiental, impactos sociais e ambientais, direito minerário, entre várias outras.
O MAM começou a ser organizado em 2012, no estado do Pará, no enfrentamento ao Projeto Grande Carajás e se expandiu para vários estados do Brasil. Atualmente, se organiza em nove estados mais o Distrito Federal: Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins.