No domingo, dia 27, o sexto mutirão Lula Livre comemora o aniversário de 74 anos de Luiz Inácio da Silva, presidente da República entre 2003 e 2011, período de grande desenvolvimento social e redução da desigualdade no país.
A data será comemorada em grande estilo em diversas cidades do Brasil e do mundo durante o final de semana. Neste sábado, 26, um festival com 13 horas de shows em Mossoró, no Ceará, marca a data. A cantora Ana Cañas vai tocar no domingo (27), em Curitiba (PR), no Mutirão Lula Livre.
Na entrevista exclusiva para o Brasil de Fato, o ex-presidente falou sobre completar 74 anos ouvindo os parabéns da Vigília Lula Livre, em frente à sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR), onde ele é mantido como preso político desde abril de 2018.
“Vou ouvir sim. Eu estou triste por estar aqui, mas feliz por ter tantos amigos do lado de fora, tanta gente solidária. E a única coisa que eu gostaria era que as pessoas não deixassem destruir o país. Não há presidente que seja eleito para destruir o país”, disse Lula.
As comemorações pelo aniversário do ex-presidente começaram na noite do dia 25, em Paris, na França, com uma feijoada promovida pelo Comité de Solidarité avec LULA et de défense de la démocratie.
Aconteceu neste sábado, 26, um festival gratuito de artes no bairro do Harlem, em Nova Iorque, organizado pelo coletivo NYC, que destaca as políticas sociais do governo Lula que tiraram 40 milhões de pessoas de um cotidiano de fome e miséria.
Para o domingo (27), estão marcados atos em solidariedade ao Lula em Buenos Aires, Bruxelas, Roma, Lisboa, Berlim, Londres e Madrid.
No Brasil, tem programação confirmada para 80 atos em todas as regiões. Veja aqui.
No Recife, em Pernambuco, a festa terá maracatu e bolo. Em Salvador, na Bahia, tem missa na Igreja do Bonfim, a partir das 9h. Em Juarez Távora, na Paraíba, o Mutirão Lula Livre comemora o aniversário do ex-presidente com uma sorvetada, no assentamento do Margarida Maria Alves, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entre 14h e 17h, com sorvete para todo mundo.
O quinto mutirão Lula Livre aconteceu em setembro com shows, aulas-públicas, passeatas, novenas e atos, quando a prisão política do ex-presidente, para que ele não concorresse nas eleições de 2018, completou 500 dias.