CARNAVAL

Armazém do Campo do MST vai sediar o Polo da Resistência no carnaval de Recife

Na "porta" do Recife Antigo, espaço funcionará com programação de shows e atrações culturais

Brasil de Fato | Recife |
armazem do campo recife carnaval
Com apoio da Prefeitura do Recife, o Polo terá shows todos os dias, menos na segunda, quando o Bloco do MST desfila em Olinda - Rani de Mendonça

Inaugurado em maio de 2019, o Armazém do Campo do Recife (PE) já se tornou referência de atividades culturais no centro da capital pernambucana. Ponto de comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos oriundos da reforma agrária, o estabelecimento está se preparando para o primeiro carnaval e como será um polo de shows: o Polo da Resistência.

A coordenadora de cultura do Armazém, Rosa Amorim, afirma que o público estava pedindo pelo funcionamento durante a maior festa popular da capital pernambucana. "Estamos 'ensaiando' para o carnaval desde outubro e novembro. E também fizemos muita festa de rua. Então as pessoas estavam perguntando se abriríamos no carnaval. E avaliamos que não tinha como não fazer desse lugar um polo", conta Amorim. O polo também tem apoio da Prefeitura do Recife. 

Localizado na avenida Martins de Barros, em frente à estação de BRT, o Armazém do Campo fica a poucos metros do palco Rec-beat, da Praça do Arsenal e do Marco Zero, todos no Recife Antigo; também fica próximo aos palcos do Pátio de São Pedro e Pátio do Terço, ambos no bairro de Santo Antônio, assim como da avenida Nossa Senhora do Carmo, onde acontecem os concursos de blocos líricos, troças carnavalescas, maracatus, bois e escolas de samba.

"Estamos com uma programação de qualidade aqui. Mas mesmo quem estiver indo para outros palcos ou quando estiverem indo para casa, o Armazém estará de portas abertas para as pessoas virem aqui tomar uma cerveja", conta Rosa Amorim.

O Armazém do Campo permanecerá fechado durante o dia e abrirá as portas às 18h (com exceção do sábado, quando abrirá mais cedo). O mercado de alimentos não vai funcionar dia algum, apenas o bar e o palco.

O Polo da Resistência terá programação até a meia-noite, mas de acordo com Rosa o estabelecimento seguirá vendendo bebidas até um pouco mais tarde. O Armazém não vai abrir na segunda-feira (24), dia em que sai, em Olinda, o Bloco do MST.

Bloco do MST homenageia Ana Primavesi

Chegando ao seu 20º ano desfilando no carnaval de Olinda, o Bloco do MST este ano homenageia a engenheira agrônoma austro-brasileira Ana Maria Primavesi, falecida em 5 de janeiro deste ano. Primavesi é a maior referência em pesquisas e avanços no estudo da ciência do solo, responsável por avanços na agricultura orgânica e agroecologia, que é um dos princípios do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

"Ao longo de toda a sua vida e pesquisa ela afirmou a luta e o compromisso com a reforma agrária. A contribuição dela foi muito importante para a reforma agrária", afirma Rosa Amorim. "Num momento em que o Governo Federal permite o aumento de agrotóxicos e ameaça a agricultura familiar, nossa resposta é homenagear Ana Primavesi", conclui. O Bloco do MST sai na tarde da segunda-feira de carnaval, da praça do Fortim, Olinda.

Programação do Polo da Resistência

Sexta-feira (21)

9h - Armazém abre;
17h - Abertura oficial do polo, com a Orquestra Malassombro;
20h - Grupo Bongar;

Sábado (22) 

12h - Armazém abre;
14h - Jorge Riba (Samba da Classe trabalhadora);
16h - Paulo Perdigão (Samba da Classe trabalhadora);

Domingo (23)

18h - Armazém abre;
20h - Fim de Feira;
22h - Orquestra Maia;

Segunda-feira (24)

Não há programação no Armazém por conta do Bloco do MST, que sai às 15h, no Fortim, em Olinda.

Terça-feira (25)

20h - Tibério Azul;
22h - Orquestra Maia;

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena