Os cuidados com a segurança dos nossos pertences, como carteira e celular, todo mundo lembra de avisar antes de ir pro bloquinho. Mas a atenção com saúde muitas vezes ficam em segundo plano. Para ajudar no bem-estar de todos foliões neste Carnaval, o Brasil de Fato fez uma entrevista com a médica da família Nathália do Santos. Confira a conversa à íntegra, ou escute o áudio acima.
Brasil de Fato: Quais são os cuidados básicos para curtir a festa e manter a saúde em dia?
Nathália Santos: Quem vai pra folia, para pular o carnaval, basicamente é a hidratação, por conta do sol intenso. Então precisa repor essa água que vai embora pelo calor e a movimentação do nosso corpo. E também se proteger do sol com protetor solar ou com chapéu.
De preferência alimentos mais leves, como frutas, castanhas para poder manter a energia do corpo.
É importante estar bebendo água junto com as bebidas alcoólicas para uma redução de danos. Por exemplo, combinar uma lata de cerveja com uma garrafinha de água. A alimentação é importante para evitar ressacas fortes no outro dia.
É arriscado aliar o consumo de álcool com medicamentos? Qual é a dica para curar a ressaca?
A gente toma cuidado em recomendar as medicações porque o álcool é metabolizado, então é o nosso fígado que fica encarregado de quebrar o álcool e os produtos que precisam ser digeridos. E grande parte dos medicamentos também são metabolizados no fígado. Então é o órgão que é responsável por digerir tanto o álcool quanto o medicamento. Se o fígado já está sobrecarregado do dia anterior, ou do mesmo dia, e você ainda coloca a medicação, cria-se uma inviabilidade do processo de quebra da medicação. Na pior das hipóteses você pode intoxicar o próprio fígado.
Recomendo ter atenção especial com o Paracetamol, que é um dos que tem capacidade de lesar o fígado. É melhor dar preferência pra Dipirona. Mas sem dúvida a melhor dica é a água e a alimentação saudável.
Quais doenças estão mais propensas de surgir nessa época de Carnaval?
Por ser verão é mais comum doenças como dengue. Os cuidados individuais que cada um pode ter é passar repelente e ajudar a evitar água parada. Sempre estar vigilante na sua casa e na sua comunidade.
É importante ter cuidado com os alimentos. Devido às altas temperaturas, é possível que uma comida que não permaneça num local seco e refrigerado, no caso a geladeira, ele pode ficar contaminado. Por isso é importante ter atenção com o que vamos comer, saber a origem desse alimento. Seja comida ou bebida.
Além disso, as doenças sexualmente transmissíveis são comuns nessa época de muita festa. Existe muito cuidados que podemos tomar, mas sem dúvida a dica que tem que estar na cabeça de todos e todas é o uso do preservativo
Edição: Lucas Weber