A Águia de Ouro é a campeã do Carnaval 2020 de São Paulo. A definição aconteceu na tarde desta terça-feira (25). A escola da zona oeste da capital paulista conquistou o título pela primeira vez, com um samba-enredo que levou para a avenida a evolução do conhecimento humano. O educador Paulo Freire, patrono da educação no Brasil, foi um dos homenageados pela agremiação.
No Rio de Janeiro, o segundo dia de desfiles na Sapucaí, na madrugada de segunda (24) para terça-feira, teve críticas à corrupção, referências diretas ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e celebração da diversidade.
As manifestações contra o presidente da República foram tema da crônica do Diário do Bolso, sátira bem-humorada das ações de Jair Bolsonaro, de autoria de José Roberto Torero. O jornalista foi entrevistado nesta terça-feira pelo Jornal Brasil Atual Edição da Tarde e falou sobre o processo de criação dos textos nos quais ele traz a avaliação dos desfiles sob a perspectiva do “Bolso”.
“Eu não assisto [aos desfiles] me sentindo como ele, porque seria muito ruim. Ele é um cara que certamente odeia carnaval. Ele só se sente feliz quando faz alguém infeliz. Então, eu não assisto como se fosse ele, porque iria estragar o meu programa.”, conta.
Esta edição também traz atualizações da situação do novo coronavírus em todo o mundo. O Irã anunciou nesta terça-feira que 16 pessoas morreram no país por causa da doença. No Brasil, que ainda não tem registros de circulação do vírus, o Ministério da Saúde incluiu mais oito países na lista de alerta para o Covid-19 na última segunda-feira. A pasta também atualizou os critérios de doação nos bancos de sangue em decorrência do surgimento do novo coronavírus.
O programa destaca ainda as consequências do motim de policiais militares no Ceará. Chegou a 170 o número de assassinatos no estado durante os oito dias de paralisação dos agentes amotinados.
----------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Geisa Marques