Neste domingo, 8 de março, mulheres de todo o mundo se unem para a realização de diversas ações em alusão ao Dia Internacional das Mulheres.
Em Fortaleza, capital do Ceará, militantes de diversas organizações estão organizando o "Festival 8 de Março – Pela vida das Mulheres Contra o Fascismo, Machismo, Racismo e LBTFobia – Em Defesa dos Direitos e da Democracia".
As atividades acontecem a partir das 13h, com concentração no Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81, na Praia de Iracema), na região central da capital. A programação contará com tendas de formação; caminhada, que passará pela rua dos Cariris, trajeto praia, voltando para o Dragão do Mar.
O dia culminará com o ato político-cultual que acontece a partir das 18h, também no Dragão do Mar de Arte e Cultural, onde juntas, as mulheres soltarão suas vozes reivindicando um mundo sem machismo, racismo e todas as outras formas de opressão e exploração.
As lutas contra o fascismo e contra a política que retira os direitos sociais também serão temas abordados durante o encerramento.
Confira a programação completa:
13h: Saída dos territórios
14h: Abertura
14h30 às 16h: Rodas de diálogo
Tenda 1 – Vida das mulheres e enfrentamento às violências
Tenda 2 – Fascismo, golpe, democracia e resistência
Tenda 3 – Feminismos
15h30 às 16h30: Oficinas e intervenções culturais
16h30: Caminhada
18h: Ato show político e cultural
Oficinas
Oficina de Batucada Feminista Unificada – coletivas: UJS, Levante, Tambores de Safo, Rua, MMM, Setorial de Mulheres do PSOL – Rosa Luxembrugo;
Oficina de cartazes, adereços, lambes e estêncil unificada – coletivas: CMP, MMM, RENFA, Afronte, Setorial de Mulheres do PSOL – Rosa Luxembrugo;
Oficina de bordados – Movimento Mulheres do Ceará com Dilma (Tenda Mulheres do PT);
Oficina de customização – (Tenda CUT);
Oficina de embalagens para presente – (Tenda Mulheres do PT);
Oficina de produção cultural – (Tenda Mulheres do PT);
Oficina de artesanato – Artesãs de Aracati (Tenda Mulheres do PT);
Roda de Conversas
Roda de conversa “Basta de mundo de macho! Abaixo Bolsonaro, o patriarcado e o capitalismo” – Crítica Radical;
Roda de Conversa – Casa Transformar;
Lançamentos e exposição
Lançamento do Livro “REZADEIRAS – resistências e lutas” – (Tenda Mulheres do PT);
Lançamento do Cordel sobre feminismo – ASSOCIARTE (Tenda Mulheres do PT);
Exposição de material sobre violência – Coletivas Casa de Cultura e Defesa da Mulher Chiquinha Gonzaga Chiquinha Gonzaga e o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores Por Diretos MTD (Tenda CUT);
Roda de dança – Coletiva Filhas de Lilith;
Serviços
Minicurso as contribuições do marxismo para a emancipação da mulher – Movimento Olga Benário;
Tenda com informativos e ações Sindicato dos Bancários – (Tenda Sindicato dos Bancários);
Orientações sobre a Lei Maria da Penha – coletiva de advogadas (Tenda Mulheres do PT);
Orientações sobre saúde da mulher – Médicas pela Democracia (Tenda Mulheres do PT);
Ouvidora Geral Externa da Defensoria Publica do Estado do Ceará – (Tenda Ouvidoria);
Banquinha Veganismo Popular – Coletivo Vegano Popular.