Com o avanço da transmissão do coronavírus no Brasil e no mundo, alguns setores do mercado de trabalho determinaram que seus empregados exerçam as atividades laborais de suas casas, como medida de isolamento. A situação é nova para muitos e pode trazer incertezas. Para ajudar na adaptação desse estilo de trabalho o Brasil de Fato reuniu algumas dicas do teletrabalho.
Adepto do trabalho em casa desde 2016, Rafael Tourinho Raymundo, jornalista e doutorando em Ciências da Comunicação na Unisinos, indica dez sugestões para readequar as atividades profissionais ao home office e afirma: “Dá para levar essa rotina com certa normalidade”. Confira a lista:
1. Vista-se para o trabalho. Não precisa usar “roupa de sair” (vestir uma camiseta e calça de moletom, bem confortável também é uma opção). O que não pode é ficar de pijama o dia inteiro. Isso seria o mesmo que trabalhar na cama.
2. Aliás, nada de trabalhar na cama. Nem no sofá da sala. Escolha um local para fazer de escritório. Pode ser uma escrivaninha, a mesa da cozinha ou qualquer cômodo mais sossegado da casa. Deixe seu cérebro entender que o cenário mudou e a folga chegou ao fim.
3. Evite distrações. Desligue a TV ou feche a porta de seu escritório temporário. Se você mora com mais pessoas, avise que está indisponível durante o expediente.
4. Não misture tarefas profissionais com tarefas domésticas. Lavar a louça, estender roupa e fazer faxina são atividades para depois do trabalho. Faça de conta que você saiu para a empresa e só volta no fim do dia, como aconteceria normalmente.
5. Mantenha a ergonomia. Nem todo mundo vai ter uma cadeira de escritório em casa, mas é importante escolher um assento acolchoado, com espaldar alto e apoio para os braços. Sério, isso faz MUITA diferença para a saúde. Vale até usar uma almofadinha nas costas.
6. Faça pausas. Na firma, é costume se levantar para tomar um cafezinho, ir ao banheiro e conversar com o colega. Bem, home office não tem coleguinha ao lado, mas as paradas estratégicas são ótimas para relaxar.
7. Siga o cronograma. A maioria dos clientes, colegas e fornecedores está disponível em horário comercial. Portanto, não se iluda com aquela história de turnos flexíveis, trabalhar de madrugada, etc. Leve sua rotina como você sempre fez.
8. Finalize o expediente. Algumas pessoas têm reclamado do tédio da quarentena. Talvez elas preencham o tempo ocioso com... mais trabalho! Calma, que nem só de labuta se vive. Bata o ponto (metaforicamente, claro) na hora marcada e desconecte-se. E-mails e tarefas pendentes ficam para o próximo dia útil.
9. Agende. Não aguentou a ansiedade e resolveu checar os e-mails? Pois vários serviços têm a opção de agendar o envio das mensagens para uma hora específica. Caso você precise dar algum retorno, programe a resposta para ser disparada no dia seguinte, em horário comercial.
10. Aproveite. Trabalhar em casa pode parecer estranho no início, mas há vantagens. Você poupa o tempo do trânsito, não tem que se arrumar tanto e, principalmente, garante o isolamento social, importantíssimo para conter a pandemia.
Para mais dicas sobre trabalho remoto e afins, Raymundo sugere o site Adoro Home Office.
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Marcelo Ferreira e Vivian Fernandes