"O Brasil é o único país do mundo que está lidando com uma pandemia e um pandemônio ao mesmo tempo", diz Miguel Nicolelis, neurocientista, professor e pesquisador da Universidade de Duke (EUA).
Também coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Nicolelis criticou a maneira em que o governo brasileiro vem conduzindo a crise. "Ninguém entra numa guerra com esse grau de divisão política, de incoerência, de confusão; de manhã o inominável presidente da República diz uma coisa, à tarde o ministério da Saúde desmente. Isso não existe, você não entra numa guerra, ainda mais biológica, com um inimigo desconhecido e invisível, com esse nível de divisão", criticou o cientista.
O Comitê Científico do Consórcio Nordeste, foi criado para assessorar os nove governadores da região nas decisões a respeito da Covid-19.
Também participa do jornal, o infectologista Marcos Boulos, da Superintendência de Controle de Endemias de São Paulo, para falar sobre a situação no estado, que continua tendo o maior número de casos (8.895) e de mortes (608).
O Ministério da Saúde atualizou na tarde desta segunda (13), as cifras sobre a pandemia no país. O Brasil contabiliza 1.328 mortos da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A pandemia segue em crescimento no país, e deixou 105 mortos nas últimas 24 horas.
O número total de casos registrados é de 23.430, um avanço de 6% em um dia, ou 1.261 doentes. A letalidade da doença está em 5,7%.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos