Com o lançamento do aplicativo Chatbot, plataforma criada para a população tirar dúvidas sobre cuidados em relação ao coronavírus, a Universidade do Estado do amazonas (UEA) realizou mais de 1,6 mil atendimentos em uma semana. A iniciativa é uma parceria com Governo do Estado e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).
A coordenadora do projeto e professora-doutora, Elielza Guerreiro, destacou que a plataforma está recebendo adesão massiva pela população. Em entrevista ao jornal A Crítica, ela anunciou que em uma semana foram mais de 1,6 mil atendimentos e 20 mil downloads do aplicativo.
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Na entrevista, Elielza Guerreira contou que as principais perguntas pela população são a respeito de como fazer o isolamento domiciliar. Ela também destacou que a equipe do Chatbot faz uma questionário rigoroso com o cidadão para poder dar a indicação correta de qual unidade de saúde ele deve procurar quando há suspeita de contaminação.
Estão envolvidas 257 pessoas entre alunos e professores da área de saúde no projeto. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira e, também aos fins de semana e feriados, das 7h às 19h.
A base do atendimento funciona no Laboratório de Tecnologia em Saúde e Educação (LABTECS) da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA) da UEA.
O Chatbot está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.
Edição: Lucas Weber