Edição também conta com receita de sorvete de banana e muita música boa
A terceira edição do Radinho BdF, disponível nesta quarta-feira (15), fala sobre a importância de respeitar os sentimentos na infância, mesmo quando o medo e a saudade aparecem.
A psicopedagoga Roselaine Pontes de Almeida explica formas de falar com as crianças sobre as sensações que podem se fortalecer durante o período de isolamento social e a distância física de amigos, professores e familiares. A brincadeira e a arte são boas formas de interagir com os pequenos para dialogar sobre sentimentos.
Também neste programa, a professora de Biologia e Ciências Analice de Araújo Andrade explica quem são e como atuam os pequenos “super-heróis” de defesa do corpo: o sistema imunológico. Ela dá dicas de como manter o corpo forte através da alimentação e, claro, de muita brincadeira.
O momento de contação de histórias apresenta “O búfalo que só queria ficar abraçado”, da autora Thais Laham Morelo. Apesar de enorme, ele só queria colo e receber carinho o tempo todo.
No quadro Receita da Vovó, a cozinheira Letícia Massula ensina a fazer sorvete de banana. A fruta vira sorvete sem acrescentar nenhum outro ingrediente. A receita completa para fazer com as crianças está disponível no final da página.
Sintonize
O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo; 102,7 FM no noroeste paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, e você ouve direto no site do BdF.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Receita de Sorvete de Banana
Você precisa usar as bananas bem maduras, que já têm o doce necessário. Ou seja, quando a banana ficar pintadinha, está perfeita para virar sorvete.
Você pega essas bananas e corta em rodelinhas, pega um saquinho de congelamento e coloca as rodelinhas espalhadinhas, formando um tapetinho.
Essa é a dica mais importante, tem que espalhar as rodelinhas no saquinho, sem empilhar, uma do ladinho da outra, até virar um tapetinho de banana. Ai você coloca esse tapetinho no congelador e deixa congelar.
Na hora de usar, tire o tapetinho do congelador, deixe uns 5 minutinhos em temperatura ambiente para dar uma pequena amolecida, ai pegue as rodelinhas e bata no liquidificador ou no mixer.
Você vai perceber que no começo elas vão triturar e logo em seguida a banana vai dar uma liga, vai se juntar e ficar exatamente na consistência de um sorvete. Parece mágica!
É que a banana tem um emulsionante natural que quando a gente bate é acionado e vira uma massa homogênea. Quando a gente faz isso com a banana congelada ela vira sorvete!
Além do cuidado ao congelar, deixando as rodelinhas separadas, outra dica importante é de na hora de bater não colocar muitas rodelinhas de uma vez, coloque apenas o referente a duas bananas por vez, se encher o liquidificador ou mixer, senão vai ficar muito pesado e pode até queimar o equipamento.
Vá fazendo uma porção por vez. Se precisar, abra o liquidificador, acomode com uma colher e bata de novo, até virar sorvete!
Edição: Mayara Paixão