Confira também a história de Maria Bonita, primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros
O programa Bem Viver desta terça-feira (28) traz informações sobre iniciativas desenvolvidas pelos povos indígenas e pelos pequenos agricultores para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.
A coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Sônia Guajajara, explica como a solidariedade, fortalecida diante da crise de saúde, sempre foi um dos pilares do modo de vida indígena e quilombola através do uso coletivo da terra.
Nesta segunda (27), teve início a 16ª edição do Acampamento Terra Livre, organizado pela Apib. O evento será on-line.
No quadro Momento Agroecológico, o ouvinte acompanha a história do Pontal do Paranapanema (SP), região que reúne 32 municípios, mais de 500 mil pessoas e um histórico de mobilizações pela reforma agrária. Em meio à pandemia, os agricultores da área estão produzindo além do excedente com o objetivo de doar parte da produção a quem mais precisa.
Ainda nesta edição, a pesquisadora Bernadette Gombossy de Melo, do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), explica como lavar os alimentos corretamente ao retornar do mercado. A higienização correta é importante para prevenir a contaminação pela covid-19 e impedir a ingestão de diversos microrganismos.
Sintonize
O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo; 102,7 FM no noroeste paulista; e 93,3 FM na Baixada Santista.
No mesmo horário, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP), em 87,5 FM; Rádio Interativa de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC), em 104,9 FM.
A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Edição: Mayara Paixão