Temos que ser solidários aos trabalhadores mais vulneráveis nesse momento
O músico e fundador da banda Pink Floyd, Roger Waters, participou nesta sexta-feira (1°), do ato virtual do Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras realizado entre todas as centrais sindicais brasileiras. O Jornal Brasil Atual, apresenta trechos da entrevista dada pelo artista, essa semana, ao parceiro do Brasil de Fato, na Índia, Newsclick, em que critica o governo de Jair Bolsonaro, chamando-o de “mal puro”.
O 1º de Maio virtual teve uma duração de seis horas, e contou com a participação de diversos dirigentes políticos, sindicalistas e artistas.
A secretária-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Carmen Foro, reafirmou a necessidade da solidariedade em tempos de pandemia: "Nós temos que ser solidários aos trabalhadores mais vulneráveis nesse momento, que estão desempregado e sem renda. Essa é a nossa missão solidária”, disse a dirigenta.
O jornal traz também entrevista com a presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva. A líder sindical destacou a importância que está tendo a organização dos trabalhadores durante esta pandemia. Ela afirmou que "mais vidas não foram perdidas porque havia um movimento que estava negociando isso".
"Infelizmente, vemos várias categorias que não conseguem isso, e não é nem por causa do sindicato, e sim porque os sindicatos sofreram ataque do governo [de Michel] Temer [MDB] e agora deste [de Jair Bolsonaro, sem partido] também, que quer desmontar o movimento sindical. É ataque em relação a tirar financiamento, desorganizar os sindicatos, etc. E agora nós percebemos, diante dessa pandemia, o quão importante é você ter um sindicato pra te defender", concluiu a sindicalista.
Confira todos os destaques no início do jornal.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos