Com as aulas presenciais suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, o projeto Hortas Urbanas disponibiliza material informativo em vídeo para quem quiser montar uma horta dentro de casa.
A iniciativa é da Secretaria de Estado de Agricultura do Rio de Janeiro, e estimula moradores a cultivar o próprio alimento saudável em pequenas hortas, aproveitando também o tempo em casa durante o isolamento necessário.
Antes da quarentena imposta pelo governo do estado, o projeto contava com aulas presenciais uma vez por semana e certificado ao final para os participantes. A última turma reuniu cerca de 40 alunos da cidade de Miguel Pereira, no sul do estado.
De acordo com a pedagoga Lilian Parreira, assessora técnica da Secretaria de Agricultura, a turma ficou sem a terceira aula, que caiu justamente na semana em que começaram as restrições no estado. O grupo, no entanto, continua trocando informações por aplicativo de mensagens.
A pedagoga afirma que o objetivo é ensinar todo o processo de produção de uma horta caseira, que pode ser muito simples e acessível a todos.
Num momento em que é preciso reforçar as defesas do organismo contra o contágio do coronavírus, Lilian ressalta ainda que a atividade garante acesso a um alimento livre de qualquer agrotóxico.
O projeto é gratuito e aberto a qualquer pessoa que queira aprender mais sobre como criar uma pequena horta. Um vídeo e o material informativo estão disponíveis no site da Secretaria de Agricultura do Rio de janeiro.