Acompanhe também as atualizações sobre o avanço do novo coronavírus no país
O programa Bem Viver desta quinta-feira (21) relembra a história por trás do sistema que, atualmente, é o principal braço do Estado brasileiro para cuidar de pacientes com a covid-19: o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para muitos, pode parecer uma realidade distante, mas houve uma época em que a população brasileira não tinha acesso gratuito a hospitais e tratamentos de saúde. O SUS é jovem, e soma pouco mais de 30 anos de atuação desde que foi criado em 1988, após a mobilização de mulheres donas de casa e jovens estudantes de medicina.
Nesta edição, o advogado popular Jonathan Hassen explica como funciona a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica que suspende os cortes no fornecimento de energia motivados por falta de pagamento dos consumidores. A medida vale até o final do mês de junho.
O programa também resgata a importância das sementes crioulas, que marcam a história de famílias camponesas e correm perigo de extinção devido ao uso de pesticidas e de sementes geneticamente modificadas pelo agronegócio. Quem explica é Gilberto Afonso Schneider, integrante do Coletivo Internacional de Sementes, Agroecologia e Biodiversidade da Via Campesina.
Ainda nesta edição, o ouvinte conhece os saberes populares por trás da cajuína, bebida típica do Piauí, no quadro Alimento é Saúde.
Sintonize
O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP) e Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG).
A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Edição: Mayara Paixão