Dados apontam para uma interiorização da doença, onde o país tem menos estrututa de atendimento
O Bem Viver desta sexta-feira (22) compartilha com os ouvintes um estudo alarmante da Fundação Oswald Cruz (Fiocruz): pesquisadores da organização detectaram, analisando dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma preocupante tendência à interiorização da epidemia de covid-19, que está chegando de forma acelerada aos municípios de menor porte do país. O estudo também aponta que mais de 60% dos municípios brasileiros já tem a presença do vírus. A Fiocruz também revelou que quase 8 milhões de brasileiros estão a pelo menos 4 horas de um município que ofereça tratamento de alta complexidade
:: Recomendações para melhorar a qualidade do sono são destaque do programa Bem Viver ::
Esses dados mostram como o Brasil não está lidando bem com a pandemia. Na edição do programa desta sexta-feira, a apresentadora Nara Lacerda entrevistou o médico Thiago Henrique Silva, que buscou explicar quais são semelhanças entre os países com os maiores números de casos de covid-19. Apesar da diversidade observada, pelo menos duas características podem ser encontradas em quase todos: o conservadorismo político ou a falta de atenção a recomendações da ciência. Por conta disso, nesses lugares, as medidas restritivas vieram tarde.
O programa também destaca boas iniciativas que estão ocorrendo pelo país para driblas as dificuldades da pandemia. No Rio de Janeiro, a nossa repórter Jaqueline Deister fala sobre a iniciativa Pedala Queimados, que oferece aluguel de bicicletas a uma baixo custo para a população.
:: Fui ao mercado e agora? Programa Bem Viver detalha como higienizar as compras ::
E no Sul do Brasil, o nosso repórter Daniel Lamir conta a história do assentamento Contestado, no interior do Paraná, que ganhou prêmio da ONU (Organização das Nações Unidas). Quer saber como isso que acontece? É só escutar o programa!
Sintonize
O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP) e Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG).
A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].
Edição: Lucas Weber