Estamos sob uma ameaça explícita de uma ditadura
A rejeição ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) dispara e atinge seu maior índice desde o início da gestão. Segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28), o percentual de entrevistados que consideram o governo ruim ou péssimo saltou de 38%, no levantamento de 27 de abril, para 43%.
Nesta quinta, Bolsonaro afirmou que a Polícia Federal (PF) pode não cumprir ordens de ministros do Supremo Tribunal Federal(STF), como a expedida ontem pelo ministro Alexandre de Moraes, no inquérito que investiga envolvimento de empresários e blogueiros bolsonaristas em esquema de fake news.
O deputado federal e filho do presidente da República, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), também criticou a decisão de Moraes e afirmou em transmissão ao vivo: "não é mais uma opinião de 'se', mas de 'quando' ocorrerá a ruptura institucional". O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, respondeu que uma ruptura democrática está "fora de cogitação" e que "não existe espaço no mundo para ações dessa natureza".
Para analisar o acirramento da crise política no país, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde conversa com a cientista política Rosemary Segurado.
"Há algum tempo nós temos uma análise de que a situação está muito grave ou muito delicada. Eu acho que de ontem para hoje, essa análise tem que mudar: nós passamos do nível de gravidade, passamos do nível de um conflito entre poderes, e estamos com uma ameaça explícita, mais de que de um golpe, de uma ditadura", afirmou Segurado, que é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Confira todos os destaques no início do jornal.
------
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
Edição: Mauro Ramos
Edição: Mauro Ramos