Podcast

Programa Bem Viver: falta d’água agrava a desigualdade nos impactos da pandemia

Confira informações sobre estados e municípios que afrouxaram as medidas de isolamento social

Ouça o áudio:

Em 6,1 milhões de domicílios do país não havia frequência diária de abastecimento de água em 2019, segundo dados do IBGE - Divulgação
Confira informações sobre estados e municípios que afrouxaram as medidas de isolamento social

Quando uma das principais recomendações é higienizar as mãos frequentemente com água e sabão, pelo menos 10% dos domicílios do país ficam impedidos de seguir à risca o cuidado com a saúde. Cerca de 18,4 milhões de brasileiros não recebem água encanada todos os dias, de acordo com dados do IBGE.

No programa Bem Viver desta segunda-feira (1°), reportagem do Brasil de Fato traz relatos de moradores e opiniões de especialistas que explicam como as comunidades têm se organizado para driblar a falta d’água. Na ausência de medidas do Estado, a população chega a depender de carros-pipa e da solidariedade. 

Também nesta edição, o ouvinte confere informações sobre o Fórum Popular da Natureza, que tem programação on-line desta segunda (1º) até 10 de junho. Quem explica os detalhes do evento virtual é Gláucia Moraes, do Fórum Paulista de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos.

O programa traz ainda informações sobre a campanha internacional para que os médicos cubanos recebam o Prêmio Nobel da Paz em 2020. Com um programa de brigadistas que atua desde 2005 em missões internacionais, Cuba também enviou brigadas para ajudar no combate à covid-19 em mais de 20 países.

No quadro Momento Agroecológico, as ondas do rádio viajam para Trairi, município do litoral cearense, onde o Sítio Sebastião Portela é exemplo da prática agroecológica e encanta a todos que passam pela região.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão